Inspeção Instalações Elétricas

inspeção instalações elétricas é um requisito previsto pela ABNT - NB3 na NBR 5410/2004:

AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

As instalações elétricas de baixa tensão, de qualquer tipo, sejam elas novas ou oriundas de reformas em instalações existentes (entendidas como alterações ou extensões), devem ser submetidas a uma “inspeção instalações elétricas” antes de entregues ao uso. É o que exige a NBR 5410.

A verificação final - inspeção instalações elétricas - consiste em um conjunto de procedimentos realizados durante e/ou quando concluída a instalação, com o objetivo de verificar sua conformidade com a prescrição da NBR 5410. Deve ser realizada por pessoas qualificadas, incluindo trabalhos de engenharia “de escritório” e engenharia “de campo”, isto é, no local da instalação, a inspeção instalações elétricas deve ser dividida em duas partes: inspeção “visual” e “ensaios”.

Por inspeção visual em inspeção instalações elétricas se entende como o exame dos documentos da instalação e da instalação propriamente dita, com o objetivo de verificar, sem a realização de ensaios, se são corretas suas condições de execução. Por sua vez, os ensaios consistem em medições e outras operações efetuadas na instalação, com aparelhagem adequada, certificada e calibrada, a fim de verificar sua eficiência.

A NBR 5410 prescreve, para a inspeção instalações elétricas nas instalações elétricas de baixa tensão, diversos ensaios de campo, que devem, em princípio, serem realizados após a inspeção instalações elétricas visual. De acordo com a sequência preferencial apresentada pela norma, são eles:

  • Continuidade dos condutores de proteção e das ligações equipotenciais existentes na instalação;
  • Resistência de isolamento da instalação;
  • Verificação das medidas de proteção contra contatos indiretos por seccionamento automático da alimentação. Estes ensaios estão sub-divididos de acordo com o esquema de aterramento empregado.
  • Ensaio de tensão aplicada, para componentes construídos ou montados no local da instalação.
  • De funcionamento, para montagens como quadros, acionamento, controles, intertravamento, comandos, etc.;
  • Verificação da separação elétrica dos circuitos para os casos de proteção por Proteção contra contatos diretos e indiretos, e por proteção mediante separação elétrica;
  • Resistência elétrica de pisos e paredes, aplicável a locais não condutores.

Quando qualquer um dos ensaios indicar uma não-conformidade, deve-se efetuar a correção necessária na instalação e em seguida proceder à repetição da inspeção instalações elétricas dos ensaios. Também se devem repetir todos os ensaios precedentes que possam ter sido influenciados pela correção efetuada.

Por ser esta um atividade certificadora que garante a interowade das instalações, deve ser executada pela MN Consultoria e Serviços Elétricos, uma empresa especializada, com dezenas de inspeções de conformidade executadas.

Mais visitados

Regiões do Brasil que atendemos.

Regiões de São Paulo que atendemos.

O texto acima "Inspeção Instalações Elétricas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.